Um guia prático e breve sobre Growth Hacking

Tempo de leitura: 11 minutos

Construir um hábito em torno do growth hacking significa saber quais estratégias são mais adequadas para o seu negócio, coletando dados e fazendo experimentos, permitindo que você execute essas técnicas todos os dias.

O crescimento de uma empresa pode ser a queda de outra. É por isso que você precisa construir sua própria máquina de crescimento – um conjunto de sistemas únicos para testar e melhorar o seu produto metodicamente.

Este guia destina-se a ajudar os iniciantes sobre alguns conceitos do growth hacking e a contribuir na geração de novas ideias para os times experientes. Aqui vamos ao que abordaremos:

  1. O que é o Growth Hacking? Uma breve introdução ao mito moderno.
  2. As estratégias que você pode aplicar a cada etapa da jornada do seu cliente.
  3. Ferramentas que ajudarão na engenharia de crescimento do seu negócio.
  4. Biblioteca: Blogs, livros e outros recursos para colocar na sua lista de leitura.

1. O que é o Growth Hacking?

Growth Hacking

Muito utilizado no Vale do Silício o termo Growth Hacking foi criado em meados de 2010 por Sean Ellis, fundador e CEO da GrowthHackers.com (plataforma de experiências de crescimento).

Como executivo de marketing, lançou as bases para o crescimento de empresas como Dropbox, Uproar, LogMeIn, Lookout e Eventbrite.

A primeira definição Sean sobre o profissional Growth Hacker foi: “uma pessoa cujo verdadeiro norte é o crescimento”.

Sobre aplicação de engenharia para o marketing, que tem como objetivo, criar sistemas que lhe permitam produzir testes e aprender com eles, para que você possa avançar com as estratégias de maior taxa de crescimento.

 

2. Estratégias de Growth Hacking

Estratégias Growth Hacking

O growth hacking exige um processo detalhado. Você precisa analisar os momentos da experiência do seu usuário, identificar um experimento que possa gerar crescimento e adaptar seu produto à luz do que funciona.

Para fazer isso, você precisa criar seu próprio laboratório em sua empresa e aprender a experimentar o crescimento em todas as fases do ciclo de vida do seu cliente. Crescer sua lista de e-mail para adquirir mais usuários, medir o engajamento em seu produto para aumentar a retenção, experimentar incentivos de referência para aumentar o ciclo viral.

De modo geral, escolha um experimento, observe os resultados e ajuste seu produto em uma versão melhor. Quanto mais pessoas conhecem o seu produto, mais chances você tem de encontrar o público certo. Use essas técnicas para aumentar a aquisição:

Experimentar o produto é a arma mais poderosa que você tem para aumentar a ativação, mas muitas vezes é negligenciada em favor das otimizações de e-mail e site. Comece criando uma experiência de bordo convincente e aprofundando o engajamento dos usuários com o seu produto. Aqui estão algumas dicas para você começar:

3. Ferramentas que ajudarão na engenharia de crescimento do seu negócio

Ferramentas Growth Hacking

Antes de começar a construir um kit de ferramentas, é importante estabelecer uma meta. Algumas ferramentas são para o longo prazo, enquanto outras apenas fornecem combustível temporário para o fogo do crescimento.

Localize uma área de crescimento e escolha o seu alvo para que você possa medir seu sucesso. Se as ferramentas selecionadas funcionarem para você e sua equipe, explore como você pode obter mais tração através de integrações.

  1. Marketing de Conteúdo

Os blogs corporativos têm sido utilizados como estratégia primordial de marketing de conteúdo por muitas startups, e isso faz com que elas concorram com grandes empresas do seus segmentos.

Posts, infográficos, e-books e vídeos são alguns dos formatos abordados dentro de um blog. A estratégia consiste em aumentar o número de visitantes do site e consequentemente transformá-los em clientes.     

  1. SEO

Influenciar o número de visitantes e o tráfego é o motivo pelo qual o SEO e o growth hacking são uma combinação perfeita. Ao otimizar seu site para pesquisa, você está posicionando seu negócio na rua principal no mercado digital.

Se você quiser investir em SEO, recomendo que você contrate uma agência (tenha muito cuidado na escolha) e tenha um funcionário experiente em SEO para gerenciar o conteúdo e fornecer feedback. Uma outra dica é utilizar o plugin Yoast SEO para nortear seu conteúdo.

  1. Link Building

O grande conteúdo é vital, mas não é suficiente se você quer construir uma audiência. Você também precisa de links. Se você não utiliza essa estratégia, você praticamente não existe. O Google ainda adora links porque significa que seu conteúdo está sendo compartilhado e mencionado na web.

Não é fácil obter muitos links de boa qualidade, mas existem pessoas inteligentes que criaram ferramentas que podem ajudar. Um é o Buzzstream, que ajuda você a encontrar informações de contato, gerenciar suas campanhas, criar links, criar buzz e torná-lo visível através de canais de marketing de entrada. Você também pode tentar o Link Prospector.  

  1. Email Marketing

Depois que vários especialistas em marketing declararam que o email marketing estava morto ou ineficiente. A realidade é que continuamos vendo vários aspectos da estratégia crescendo positivamente e quando as campanhas são efetivas os resultados aparecem.

Personalização, ROI (Retorno Sobre Investimento) satisfatório e custo acessível levaram o email a um dos principais canais do marketing digital. Quando adequado a um funil de vendas a probabilidade de gerar resultados melhores são ainda maiores.

  1. Remarketing

O remarketing é uma ótima maneira de aumentar o tráfego em seu site, e a melhor parte é que traz pessoas que já mostraram interesse em seu site, e não usuários aleatórios. O remarketing é uma maneira mais barata de alcançar a conversão do que usar anúncios regulares.

Alguns profissionais de marketing declaram que o remarketing pode ser irritante para os clientes, mas a verdade é que se você segmentar bem sua campanha e a frequência não for muito alta, os usuários realmente acham útil. Quanto mais cedo você implementar o pixel, mais dados você irá coletar para adaptar sua campanha perfeitamente.

  1. Integrações de API

Existem dezenas de grandes plataformas com milhões de usuários. Por que não aproveitar seu sucesso ao encontrar uma maneira de adquirir mais usuários para sua startup? Muitas aplicações bem sucedidas chegaram onde estão por causa das grandes plataformas, dos jogos do Facebook aos serviços de pagamento.

Use APIs para integrar seu produto com plataformas populares (descubra o que integrar com seus usuários, eles saberão). Não é apenas uma estratégia para fins de aquisição e para apresentar o seu produto a uma grande audiência, também tornará seu produto melhor.

Experimente o poder das integrações ao verificar o Zapier.

  1. Parcerias

Encontre empresas parceiras que o ajude a vender seus produtos. Por exemplo, você pode exibir seu produto no Startse, AppSumo.com , Groupon, SlideShare e outros sites promocionais.

Faça parceria com outros empresários para multiplicar seus esforços. Você pode alcançar novos clientes gratuitamente.

 

4. Biblioteca: Blogs, livros e outros recursos para colocar na sua lista de leitura

Biblioteca Growth Hacking

Para construir seus próprios hacks de crescimento dentro da sua startup, você precisa de um fornecimento regular de idéias, vocabulários, cases de sucesso e experimentos válidos. Abaixo, vou listar os alguns sites, blogs, canais, livros e artigos específicos para sua biblioteca.

  1. Marketing Hackers (Rock Content)

Nossa lista começa com o Medium criado pelos funcionários da Rock Content, startup que cresceu de forma insana nos últimos anos.

Leia o artigo: Entrei numa Startup, e agora? Confira 7 atitudes que ajudarão você a crescer!

Comentário: Se você é um marinheiro de primeira viagem dentro de uma startup esse artigo vai te ajudar na adaptação do ambiente.

  1. Growth Hackers Community

Leitura obrigatória para quem quer se aprofundar no assunto! Dicas valiosas de vários profissionais da área. O site é gringo mas os artigos publicados são de muita qualidade.

Leia o Artigo: Estudos de Crescimento

Comentário:  Não se trata de um artigo específico, é uma coleção de vários cases de sucesso como Uber, Nasty Gal, Slack, Tinder, Spotify, Airbnb e muito mais.   

  1. Growth Hack

Blog do Growth Hack foi fundado pelo Ramon Bez, profissional growth hacker marketing e blogueiro que se dedica na produção de conteúdo de alto nível sobre processos, estratégias e táticas de growth hacking.   

Leia o Artigo: O que é growth hacking e por que a sua empresa deveria se preocupar com isso?

Comentário: Sua empresa precisa de um processo ágil para crescer de maneira inteligente. No artigo, o Ramon vai explicar os processos e os atributos que você precisa para implantar o growth hacking no seu negócio.

  1. SaaSholic

Criado pelo Diego Gomes, founder do App 12 Minutos e co-founder da Rock Content. O blog é especializado em SaaS (software como serviço). O Diego é um profissional que admiro, sua dedicação com a qualidade do conteúdo é notável!

Leia o Artigo: 20 milhões de Receitas Anuais Recorrentes em 4 anos. Uma Jornada Insana!

Comentário: Esse artigo relata um pouca da história da Rock Content e como foi o processo de escalada de uma das principais startups do Brasil.

  1. Vídeo – Growth Hacking: O que é e como aplicar?

Aula mais lúdica do canal Viver de Blog, nesse episódio da série dicas práticas, Henrique Carvalho fala sobre o que é Growth Hacking e como usar a inovação para alcançar o crescimento exponencial do seu site ou negócio.

  1. Vídeo – Técnicas de Growth Hacking para Acelerar o Crescimento da sua Startup

Aula super completa do Ramon Bez explicando como implantar a metodologia na sua startup, como usar o funil de growth para gerenciar ações de marketing e as características que fazem um bom profissional de growth.

  1. Vídeo – Neil Patel no Pioneers Festival

Devido ao seu vasto conhecimento e experiência no Marketing 2.0, Neil Patel é uma figura bem respeitada no mundo do growth hacking. Você precisa de mais tráfego, mais clientes, mais tração? Aprenda alguns dos truques de Neil para lançar o seu produto.

  1. Livro – Traction

O livro Traction aborda todos os canais de marketing possíveis que você pode usar para obter tração e quais canais serão sua chave para o crescimento. Este livro mostra como crescer em um momento em que a obtenção de tração é mais importante do que nunca.

  1. Livro – Hacking Growth

Um kit de ferramentas acessível e prático que equipes e empresas em todas as indústrias podem usar para aumentar sua base de clientes e participação de mercado, este livro leva os leitores ao processo de criação e execução de sua própria estratégia de crescimento.

  1. Livro – Growth Hacker Marketing

Os growth hackers derrubaram o antigo playbook e o substituíram por ferramentas que são testáveis, rastreáveis ​​e escaláveis. Se você trabalha para uma pequena startup ou para uma gigantesca corporação, se você é responsável por conscientizar e divulgar um produto ou serviço, este é seu mapa.

 

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